A identidade de filhas amadas geradas em nós por um Pai de amor eternamente bom



Não sei do que já te chamaram. Se já te chamaram de feia, gorda, baixinha, preguiçosa, dramática, burra, chorona. Não sei a forma como as pessoas te veem. Não sei qual a identidade que elas tentaram imputar na sua cabeça. Quais as ideias a respeito de si mesma que elas tentaram fazer com que você acreditasse. Porém eu também não sei com quais identidades negativas, pejorativas e que machucam que você já se colocou. Se já ofendeu ou até mesmo xingou a si mesma. Mas o que eu sei é que não importa o que os outros ou você mesma pense, sinta ou enxergue, pois o que realmente importa é o que Deus pensa, sente e te vê. Os olhos de amor do Pai não saem de sobre você. O tempo todo Ele está te olhando, contemplando, infinitamente e escandalosamente te amando sem reservas, sem medidas, sem limites, sem nenhuma vergonha ou pena. O salmista no capítulo 139 de Salmos diz que não importa para onde ele vá, a presença de Deus está lá o olhando, o protegendo, o sondando, e que Deus sabe tudo sobre Ele, cada movimento e pensamento seu, cada uma de suas intenções. Esse Deus que apesar de saber tudo sobre nós, até mesmo aquilo que escondemos do mundo e não deixamos ninguém mais saber, ou nós mesmos podemos não ter conhecimento, Ele sabe.

No Salmo 139 também diz que Deus nos viu antes mesmo de termos sido formados e colocados dentro do ventre de nossas mães. Ou seja, antes mesmo de nós existirmos Ele já sabia quem nós éramos e mesmo assim escolheu nos amar de forma íntima, infinita e totalmente fiel. Os versículos 13 a 16 deste salmo dizem o seguinte: “Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.” Desde pequenas nós temos Alguém que nos cuida, nos protege, que está ao nosso lado. As pessoas podem até ter nos deixado ou partido de nossas vidas quanto mais precisássemos, mas Deus nunca, em hipótese alguma, nos deixou. Não importa quem você é, não importa o que você fez. Podendo ser de muito bom ou de extremamente ruim. Ele prometeu te amar e vai cumprir essa promessa pelos séculos dos séculos. Eternamente, pois Ele é o próprio amor e é eterno. A verdade é Ele te ama pelo que você é e por quem Ele ainda vai te transformar, quando Ele te levar de volta ao que você era antes da queda no Jardim do Éden.

Neste Jardim aonde Ele nos criou com as próprias mãos. Nesse Jardim onde Pai, Filho e Espírito Santo nos fizeram segundo a sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26). Ele que nos criou para si mesmo, para sermos Um com a Trindade assim como Eles são Um em um relacionamento e comunhão indissociáveis. Assim a nossa identidade original diz respeito a sermos imagem e semelhança de nosso Deus, Jesus e Espírito Santo. Nós não somos o que os outros dizem ou pensam, o que os pensamentos errados e adoentados que temos sobre nós mesmos, mas nós somos aquilo que Deus nos criou para ser. E se Ele é amor, nós fomos criados para também vivermos em amor. Se Ele é paz, nós também fomos criados para sermos pacificadores. Se Ele é justiça, nós fomos criados para ser justos como Ele. Criados por um Deus trino á sua imagem e semelhança para agirmos, nos movermos, sentirmos e criarmos como Eles nos fizeram e ainda são. Mansos como Jesus, consoladores como o Espírito Santo, amorosos e justos como nosso Deus Pai. A nossa identidade vem Dele e não dos nossos erros, falhas, pecados. Nem vem das opiniões dos outros ou do que dizem de nós. 

A nossa identidade vem do que Deus diz que somos, fazemos, corremos, nos movemos e sentimos. Mas no meio da verdade sobre nós que o Pai escreveu a nosso respeito para trilharmos veio alguém que está no mundo para matar, roubar e destruir. Ele que quer que nós duvidemos do que Deus nos criou para ser e quer que nós nos transformemos a partir do pecado que ele nos oferece para cometermos. Das tentações que ele coloca em nossos caminhos para cairmos e nos afastarmos do proposito da nossa existência: sermos a imagem e semelhança de Deus, e não termos mais comunhão com Ele para não nos tornamos Um em intimidade como fomos criados para estar. Ele é a serpente que estava no Jardim e enganou Eva. A serpente que foi até Eva e lhe disse para duvidar do que Deus havia dito. É o diabo, o inimigo de nossas almas.

A serpente indagou Eva sobre ela não poder comer de nenhuma das árvores do Jardim porque era assim que Deus havia dito, mas era falou uma mentira, pois não era isso que o Senhor havia falado. Então Eva prontamente lhe respondeu que Deus havia ordenado que não comessem somente dos frutos da árvore que estava no centro do Jardim. Logo a serpente mentiu novamente sobre as palavras que Deus havia dito e enganou Eva dizendo que se ela comesse decerto não morreria, mas que seus olhos seriam abertos e ela seria conhecedora de tudo assim como Deus era. Eva viu a beleza daquela árvore, notou que os frutos dela eram apetitosa só de olhar, acreditou em uma mentira falada por uma serpente ao invés de acreditar nas palavras ditas pelo Deus que a havia criado, formado, desenvolvido, amado e cuidado. Ela duvidou não somente das palavras de Deus, mas também de seu caráter ao passo que se sentiu traída, pois quando acreditou que as promessas de Deus eram falsas ela se sentiu enganada, traída, vivido uma mentira por todo aquele tempo, em uma gaiola sem liberdade de fazer e comer o que bem quisesse, e ainda em um local onde havia conhecidos que estavam escondido dela. A primeira mulher caiu ao comer do fruto e logo veio ás consequências. Ela passou a sentir dores que não sentira antes e a ser dominada por outra pessoa, ter seu desejo submetido á vontade de outro. Sofrimentos e submissões que não teria caso não tivesse caído sobre o fio que partiu a condição de total santidade, perfeição e pureza que viviam homem e mulher no Jardim.

A identidade de criatura segundo a imagem e semelhança de Deus fora manchada por causa do pecado de desobediência cometido no Jardim. Agora se tornou um ser capaz também de mentir, enganar, falsear, ter máscaras no rosto e no coração. Porém apesar de toda essa situação que foi uma verdadeira catástrofe aos olhos humanos, mas aos olhos de Deus foi apenas uma oportunidade de colocar em ação um plano que Ele já havia traçado desde antes de criar tudo que existe. O Pai pôs em ação um plano diferente a fim de nos salvar: Jesus Cristo (Romanos 8:3). Pois Ele não foi pego de surpresa e não pensou “O que é que eu vou fazer agora? Eu não esperava por isso. Não imaginava que minha criaturas iriam me trair e que toda a criação sofreria também por causa desse pecado”. Todavia, Ele nos trouxe a si mesmo em forma de um bebê nascido de uma virgem judia. Uma menina que recebeu a visita de um anjo que disse a ela que Deus queria trazer ao mundo o plano de redenção da humanidade. Jesus, o nazareno, que andou sobre a terra para nos mostrar a nossa verdadeira e original identidade que perdemos ao longo dos séculos por causa da nossa depravação, sujeira, imoralidades, imundícies, falhas e tantas coisas mais de ruim que somos, fizemos, sentimos e pensamos. Porém, nem mesmo Jesus escapou de ser tentado pelas mentiras e enganos do diabo. Mesmo Jesus sendo o Filho Amado de Deus que não cometeu um único erro, até mesmo Ele a serpente tentou fazê-lo cair e vê-lo cometer o mesmo erro que Adão e Eva cometam no Jardim. Mas nessa nova situação e nesse novo tempo Ele não ofereceu uma fruta para fazer Jesus pecar e sim ofereceu reinos, bênçãos, pediu que o adorasse e até que cometesse suicídio.

Porém ele ofereceu todas essas tentações e tentou engana-lo ao colocar em dúvida a sua identidade de Filho. Ele queria que Jesus duvidasse de quem Ele era e da Paternidade Deus as usando para provar quem Ele era e de que o Pai estava com Ele. O diabo lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’". Lucas 4:3,4. Mas o inimigo não desistiu. Depois colocou em dúvida novamente perguntando se Jesus era mesmo Filho que Ele se jogasse de um precipício, já que a Bíblia dizia que se sequer tropeçasse Deus mandaria anjos para ampara-lo (Lucas 4:9-10). Novamente Jesus certo de quem Ele era e do amor do Pai por Ele, não acreditou nessa mentira e “Jesus respondeu: "Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’". (Lucas 4:12). Após sofreu essas tentações o diabo o deixou e por estar em um jejum intenso de 40 dias sem comer, anjos foram mandados para cuidar de Jesus, pois até mesmo Ele estava tão fraco, tão debilitado, tão cansado e machucado que precisou que alguém cuidasse Dele (Mateus 4:11). Assim precisar de cuidados não é errado, mas totalmente humano e extremamente necessário em várias situações rotineiras, ou não. Até mesmo Jesus ouviu mentiras a respeito de quem Ele era. Até mesmo Jesus teve a sua identidade posta em dúvida e tentaram fazer com que Ele acreditasse em mentiras ao invés do que o Pai já havia falado para Ele.


Mas as palavras verdadeiras que vieram do coração do Pai sobre nós é que somos as meninas dos seus olhos, protegidas, cuidadas, guardadas, que Ele toma de conta e esconde debaixo das suas grandes e imponentes asas como dito no Salmo 17 verso 8. Ele que tanto nos ama, tanto nos cuida, tanto nos protege, como o melhor Pai do mundo de todo Universo que Ele é. Nós podemos até ter pais terrenos ou a ausência dessas figuras nas nossas vidas. Podemos ter sofrido por causa deles ou termos sido profundamente amadas, cuidados nos mínimos detalhes e assistas em todas nossas necessidades. Mas o melhor Pai deu nosso irmão mais velho, Jesus Cristo, O Messias,  o Yeshua, para morrer em nossos lugares na cruz que era nossa por causa dos milhões de erros que cometemos. Pois se Jesus não morresse, nós não teríamos novamente o lugar de proximidade, de intimidade e eternidade ao lado de nosso Deus. Pois o pecado tirou de nós tudo que tínhamos. Por isso se fazia necessário sacrifícios de animais para que os nossos pecados fossem colados sobre animais e obtivéssemos perdão imerecido por nossos tantos erros e falhas diárias. E era necessário andarmos segundo a lei para que pudemos agradar o coração perfeito de Deus, mas nós nunca conseguimos. Mas Jesus veio, nosso irmão, e fez tudo isso em nosso lugar. Não somente fez tudo certo e cumpriu toda a lei. Mas também entregou a si mesmo como sacrifício mais do que perfeito em nosso lugar. Ele sofreu a dor que nós não suportaríamos sofrer. Ele passou pelo que nós nunca conseguimos e nem conseguiríamos passar não importa o tempo quanto que avançasse. Em um milhão de anos não estaríamos prontos e nem dispostos a fazer o que Ele fez para sermos reconciliados com Deus. Mas Ele fez. Ele foi. Ele passou. Ele aguentou e suportou.

Assim não há mais condenação para quem estar em Cristo Jesus, pois nós pertencemos a Ele e estamos Nele, com Ele também recebemos o poder do Espírito Santo que é o doador da vida (Romanos 8:1,2). O Espírito Santo que em nossos íntimos nos diz a nossa verdadeira identidade: que somos verdadeiramente filhos. Ele nos diz quem somos, pois Ele é a verdade e a vida. Ele diz que nós somos amados, especiais, importantes, que nós temos valor, sentido e um propósito de vida. O Espírito Santo que através de Jesus nos adotou como filhos do Pai e quando somos adotados nós temos o anseio, o desejo, á vontade e a permissão de clamarmos: Aba, Pai. (Romanos 8: 14-16).  De chamarmos Deus de Pai, de sermos tratadas como filhas. Ainda em Romanos 8, no verso 17 diz que por sermos filhos nós também somos herdeiros. Herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. E se Ele é Rei e nós somos suas filhas, se temos parte em sua herança e na de nosso Irmão Cristo, nós somos nada menos que princesas. Somos suas princesas, suas amadas e queridas. Somos aquilo que o Pai diz que nós somos. Aquilo que o Espírito testifica dentro de nós que somos. Não o que dizem. Não o que pensam. Mas o que Ele diz, sente e pensa sobre nós. Porventura, somente aqueles que são dirigidos pelo Espírito de Deus é que são, de fato, chamados filhos. Então precisamos andar, nos mover, agirmos segundo o Espírito Santo que dirigia, guiava e movia Jesus. Pelo Espírito nós seremos como Jesus e voltaremos a nossa identidade original: sermos imagem e semelhança de quem nos criou.

Se somos suas herdeiras, suas princesas, nós temos aquilo que Ele diz que nós temos, nós somos aquilo que Ele diz que nós somos, nós podemos aquilo que Deus, nosso Pai verdadeiro e celeste, diz que nós podemos. Intimamente e dentro de nós é falado constantemente que somos tudo que Ele nos criou para ser, que podemos nos tornar quem Ele sonhou que fossemos, essa voz é a do Espírito. Porém precisamos ser sensíveis a sua voz e acreditar no que Ele diz. Repreender toda voz que diga o contrario do que Deus diz que somos. Não acreditarmos quando ouvirmos que somos perdedoras, fracassadas, idiotas, que nada que fizermos dará certo, que não iremos conseguir realizar os nossos planos que Deus já abençoou e os traçou ao nosso lado. Mas somos o que Ele diz. Precisamos ouvir o Espírito e ainda acreditar no que Ele diz. Porém para se tornar filha é necessário ouvirmos a voz de Deus nos chamar para uma reconciliação com Ele. Pois por causa do pecado no Jardim nós nos perdemos. Mas em Jesus nós podemos voltar aos braços e colo gostoso do Pai. Podemos ser limpos, purificados, receber vestes novas e termos de volta nossa aliança de compromisso com o Pai e uma coroa de herdeiras. Ao dizer sim para o perdão que Jesus nos oferece, ao nos arrependermos de nossos erros e confessarmos nossos pecados, firmamos um real compromisso com o Pai e nos propusemos a sofrer pelo nome de Jesus se necessário for, iremos nos tornar filhos e o Espírito nos adotará. É necessário um passo curto e uma pequena atitude nossa. Pois Jesus nos chama. Precisamos ir até Ele e, se for para cair, que seja nos seus braços de amor.


Para finalizar, nós somos aquilo que o Pai diz que somos quando estamos em proximidade com Ele e aprendemos ao vê-lo assim como foi com Jesus. “Eu afirmo a vocês que o Filho não pode fazer nada de si mesmo. Ele só faz o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. Porque o Pai ama o Filho, e lhe mostra tudo o que está fazendo; e o Filho fará obras muito maiores do que a cura deste homem! Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem Ele quer.” (João 5:19-21). Desse modo, a forma como o Pai se move, o que Ele faz, o que o motiva a agir, aprenderemos ao estar próximos e íntimos Dele em oração como era Jesus. Na comunhão que gerou o propósito da nossa existência e nos trouxe até aqui. Jesus nos gerou em si mesmo por meio do Espírito Santo e nos levou de volta ao Pai para estarmos da onde nunca deveríamos ter saído. Gerou em nós a nossa identidade de filhas amadas como Ele é Filho Amado, pois através de sua justiça formos reconciliados e feitos justos diante do Pai. Sem Ele nada seriamos. Nada nos tornaríamos. Nada poderíamos. O Pai de amor que é eternamente bom não teríamos. Assim o que nos resta é nos movermos como o nosso Pai. Sermos herdeiras que glorifiquem o Pai e tudo que façam apontam para Ele dizendo que nunca foi sobre elas, o que é de excelente não vem delas, mas é tudo sobre Ele e para Ele a gloria para sempre, amém. Em Jesus receberemos de volta nossa identidade e através do Espírito Santo iremos exercê-la em ousadia, amor e equilíbrio, pois foi esse Espírito que o Pai nos deu (2 Timóteo 1:7). 


Escrito por: Tatielle Katluryn


"As palavras que eu digo não são propriamente minhas, mas do Pai que vivem em mim." João 14:10

Aproveite essa quarentena para ler o maior clássico de romance de todos os tempos: Orgulho e Preconceito (Jane Austen). Para adquirir o livro apenas dê um clique aqui. 

Deixe algo nos cometários, pode ser uma crítica, sugestão, elogio ou qualquer outra coisa.  
Quer conversar sobre algo que sentiu em relação ao texto? Desabafar, pedir ajuda, receber conselhos ou oração? Só entrar em contato.

Comentários

Postagens mais visitadas

Leia meu livro no Wattpad