Quando oramos Jesus constrói em nosso interior uma atmosfera espiritual para fluir vida e cura (2/2)



Meu coração se encheu de convicção quando vi que meu Amado Jesus havia falado a respeito disso em João nos capítulos 4 e 7. Primeiramente foi durante o encontro Dele com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó, aonde Ele lhe disse: “Jesus respondeu: ‘Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna’.” (João 4:13,14, grifo do autor). E logo depois Ele ressalta esse fluir do que temos em nosso intimo quando diz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (João 7:37,38, grifo do autor).

A água que bebemos diretamente de Jesus e que irá fluir de dentro de nós significa vida, assim quando vamos até Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6), nós iremos beber direto da fonte que é a própria Vida. Também quando somos batizados nas águas significa uma demonstração pública da nossa morte para o mundo e voltar ás costas para a nossa velha vida de pecados (Marcos 1:4), mas quando saímos da água simboliza a nossa ressuscitação para uma nova vida com Cristo. Desse modo, Jesus quando nos dá da água da vida para bebermos nós iremos nos encher de vida e conforme permanecemos Nele, nos relacionando com Ele e o conhecendo mais a cada dia, a mesma água viva que está Nele irá fluir de dentro de nós.

E quando Jesus disse que nas escrituras estava escrito sobre essa fonte de água viva que jorra e que gera vida, encontramos em Ezequiel capitulo 47 uma corrente de água que saiu dos alicerces do templo e que essa água corria na direção leste. Essa água acabou se aprofundando em níveis até que se tornou um rio profundo que só poderia ser atravessado á nado. O homem que o levou até lá, acredito que em uma visão, disse que essa água irá purificar o Mar Morto e fazer surgir vida em volta dele. Também temos em Zacarias 13:8 o mesmo relato acerca dessa fonte de água purificadora: “Em Jerusalém haverá uma fonte de águas frescas que fluirão. As águas dessa fonte correrão para o Mar Morto e para o mar mediterrâneo, tanto no inverno como no verão”. E nós somos a Jerusalém espiritual, pois por causa de Cristo como adotados como filhos do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, assim fazemos parte da sua família por meio do sangue de Jesus que nos purificou de todo pecado.

Sobre essa passagem em Ezequiel 47 o Espírito Santo me fez entender que dentro dessa revelação que o templo somos nós, pois a palavra de Deus fala: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19) e que os alicerces do templo é Jesus Cristo, pois “este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular” (Atos 4:11), ou seja, a pedra mais importante que era utilizada nas antigas construções que era colocada primeiro, gerando assim alinhamento na construção. E Jesus mesmo disse em Mateus 21:42 “Então Jesus lhes inquiriu: “Nunca lestes isto nas Escrituras? ‘“A pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se a pedra angular; e isso procede do Senhor, sendo, portanto, maravilhoso para nós’.” Assim Ele está no alicerce do templo que somos nós, então Ele é a nossa base, Aquele que sustenta toda a nossa estrutura, o primeiro e o mais importante. E é dessa base da onde a corrente de águas irá fluir gerando vida onde estava morto. Assim não é possível fluirmos sem estarmos alicerçados em Jesus. E a água que flui não é nossa, mas vem Dele e flui apenas através de nós, pois somos apenas canais e instrumentos do seu mover, fluir e amor.

Assim a água que fluir de nós irá gerar vida onde estava morto porque será “de modo que onde o rio fluir tudo viverá.” (Ezequiel 47:9). Mais não é somente isto, porque a Palavra de Deus diz também nessa passagem que “ao longo das margens do rio, nascerão árvores frutíferas de todo tipo. Elas não perderão suas folhas, nem deixarão de dar fruto durante todo o ano. Produzirão seus frutos mensalmente, sem nunca falhar. A razão disso tudo são ás águas que nascem debaixo do santuário do Senhor. Os frutos dessas árvores servirão para alimentar os povos da terra; as folhas servirão como remédio para curar as pessoas” (Ezequiel 47:12, grifo do autor). As águas que fluirão de Jesus através de nós irão gerar frutos que vão durar o ano todo, ou seja, o fruto são os resultados de estarmos enraizados em Jesus e são nossas obras, os comportamentos que refletem Jesus e o nosso caráter que se parecerá com o do nosso Mestre. Águas que irão regar as plantas que darão alimentos as nações, desse modo, nós iremos alimentar espiritualmente, emocionalmente e materialmente as pessoas que estão famintas para receber algo de Deus, mesmo que elas talvez não percebam essa necessidade.

Ademais, as águas que regam as sementes e produzirão árvores que terão folhas que irão curar as pessoas. Assim saíra cura por meio daquilo que irá fluir de nós. As pessoas serão tocadas, libertas, transformadas e ouvir a boa-nova da salvação por meio do que irá jorrar de nossos íntimos. Podemos até ter dificuldade em visualizar o nosso futuro e não acreditarmos que iremos conseguir fazer o que Deus nos pediu, que não poderá sair de nós a cura que o mundo em nossa volta precisa, que não iremos ter o suficiente de pão e peixe para alimentar as multidões que vieram famintas até nós porque sabiam que Jesus estaria ao nosso lado. Dá um medo, não é? Medo de não conseguirmos com que a água flua de nós e não traga vida que os outros, e nós, esperamos tanto. Dá um medo de corrermos tanto atrás do propósito de nossas vidas e não conseguirmos fluir na vocação com a qual Deus nos chamou, capacitou e confiou que faríamos. Eu mesma tenho muito medo de não conseguir ser e nem fazer metade do que Deus me preparou para ser e fazer. Mas quanto mais pensamos nisso, mais precisamos ser dependentes do Espírito Santo porque é somente com Ele que iremos fazer o que tem que ser feito, e confiar completamente no quanto o Pai nos ama permitindo que esse perfeito amor lance fora todo medo que nos deseja nos fazer desistir (1 João 4:18).

Todavia, tudo isso é possível somente por cauda da água que nasce debaixo do templo. Esse lugar que está debaixo do templo significa o nosso lugar secreto, o nosso intimo, as nossas raízes que estão em Jesus. Assim para fluir precisamos construir essa atmosfera interna que nasce debaixo do santuário do Senhor, é o que está dentro de nós, não está á vista, não pode ser visto, ninguém pode perceber, mas é da onde a fonte irá nascer e fluir. Por isso, para que Jesus construa dentro de nós essa fonte da onde irá jorrar água viva precisamos fazer Dele o nosso alicerce, pedra fundamental, base e única fonte da onde iremos beber. Isso acontece durante a nossa vida de intimidade, entrega ao que Ele deseja para nós, conhecimento e renúncia com Jesus. É quando nós o aceitamos como Senhor e Salvador das nossas vidas, procuramos conhece-Lo e ir mudando de dentro para fora abandonando nossos pecados ao procurar alegrar a Ele. Nós iremos adora-Lo aonde quer que fossemos, não somente nas igrejas e eventos cristãos, falamos com Ele entendendo que somos seus filhos, irmãos, amigos e Noiva. Relacionando com Deus como Ele fazia no Jardim do Éden com Adão e Eva antes do pecado causar o afastamento. Tendo comunhão como Moisés tinha com o Pai ao ponto de fazer uma Tenda do Encontro para terem intimidade e ele não ter medo de subir ao monte quando Deus o chamava para mais perto.

Portanto, tudo isto aponta para um único lugar: oração. Orar que significa uma conversa entre o Criador e a sua criatura que Ele tanto ama. Uma conversa da onde a criatura irá abrir o coração, ser vulnerável, sensível, confessar seus erros, pedir ajuda, provisão e mais da presença de seu Amado Jesus. É na oração que os laços se estreitam e temos as experiências mais profundas com nosso Deus. E a oração nos leva a um relacionamento, pois não é sobre religião ou somente ir a cultos, mas é sobre um Deus que criou seres humanos para Ele mesmo. Para que fossem amados, cuidados e conhecidos na intimidade. Apesar Dele não precisar de nós, pois Ele é autossuficiente, mas nós que necessitamos Dele senão seremos vazios e sentiremos um buraco que tentaremos preencher com coisas que só irão nos fazer mal, além de aumentar esse espaço que tem o tamanho exato do nosso Deus que é tão grande. 

Por fim, a glória de Deus fluir através de nós será apenas uma consequência de estarmos alicerçados em Jesus por meio da oração, conhecimento de quem Ele é e abrir mão do pecado. Fluir não deve ser o nosso alvo e motivo principal de nossa busca a Deus, mas devemos nos focar em busca-Lo por quem Ele é, e quão surpreende Ele é, assim vamos amar, relacionar, conhecer e criar raízes cada vez mais longas no coração do Pai. Então logo iremos ter dentro de nós a sua atmosfera espiritual vinda do céu e fluiremos naturalmente no sobrenatural.

Leia a parte um do texto clicando aqui

Escrito por: Tatielle Katluryn


"As palavras que eu digo não são propriamente minhas, mas do Pai que vivem em mim." João 14:10

Deixe algo nos cometários, pode ser uma crítica, sugestão, elogio ou qualquer outra coisa.  
Quer conversar sobre algo que sentiu em relação ao texto? Desabafar, pedir ajuda, receber conselhos ou oração? Só entrar em contato.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Leia meu livro no Wattpad