Buscamos o Espírito Santo como um arrepio que batiza e não O conhecemos como Alguém enviado para se relacionar conosco




“O Pai mandará o conselheiro em meu nome - esse conselheiro é o Espírito Santo - ele vos ensinará muitas coisas e vos lembrará tudo o que eu próprio vos tenho dito. (João 14:13 – O Livro).  Ajudador, Auxiliar, Consolador. Ele que se entristece, Ele que é nosso Professor. Esse Espirito que Jesus soprou sobre os discípulos e que lhes deu ousadia e não temor. Ele é o intimo de Deus, o que há por dentro do Todo Poderoso e pode estar em nós também. Ele que envolveu Maria e plantou em seu corpo a semente que viria a ser Cristo, o Messias. Mas esse mesmo Espirito Santo é limitado a aquilo que Ele pode fazer. Para alguns Ele se tornou um meio, uma porta, uma energia, uma reação a palavra de Deus. Além de um arrepio, um choro durante um culto, um batismo que se busca em grandes eventos religiosos que acontecem algumas vezes por ano. O Espirito Santo infelizmente é incompreendido e grande parte de quem diz busca-Lo não O conhece como Alguém e sim O conhece como um meio de falar em línguas estranhas.

E foi essa a visão que eu tinha do Espirito Santo durante toda a minha vida. Esses dias eu estava conversando com Ele e eu lhe disse que apesar de não compreendê-Lo eu fui batizada por Ele. Eu era uma adolescente e juntamente com uma multidão fui para frente do púlpito quando o pastor chamou quem gostaria de receber o batismo com o Espirito Santo. Eu fiquei lá a todo minuto abrindo os olhos para ver que a maioria de quem estava ali haviam O recebido e eu não. Mas depois de um tempo uma irmã apareceu e pôs a mão sobre minha cabeça, então eu O recebi. Lembro que me senti tão fraca que minhas pernas cederam e eu caí no chão até que umas pessoas me botaram em uma cadeira. E depois que o mover do Espirito acabou todos foram para suas casas e eu fui para a minha. Lá uma tia me parabenizou por eu ter sido batizada e eu me senti constrangida, pois tudo foi tão sobrenatural que parecia irreal e distante, eu não entendia muito bem, mas estava com uma sensação estranhamente nova.

Eu me envergonho de ter me sentido assim sobre Ele naquela época, mas eu não O conhecia além de ser algo que eu poderia receber se fosse aos grandes eventos que minha igreja fazia. Então os anos passaram e eu continuava O buscando, pois quando O recebia eu era renovada e fortalecida, além de sentir uma paz enorme. Então em outro evento eu novamente O recebi e o que eu senti foi uma vontade imensa de literalmente voar. Eu apenas queria ir para junto de Deus e o céu, a eternidade, nunca pareceram tão reais quanto naquela noite. E há poucos dias o próprio Espirito Santo me fez entender que aquela vontade de ir para o céu quando O recebi em um batismo, foi causada pela eternidade que há dentro de mim e que essa eternidade se acendeu quando O recebi de forma poderosa. E Ele me fez entender que aquela sensação de passar o tempo tão rápido enquanto eu estava sendo cheia por Ele, era a prova de que a eternidade no céu pareceria minutos como o culto daquela noite. Que se eu continuar cheia por Ele vou querê-Lo mais e mais, vou desejar adorar a Deus mais e mais, me prostrar diante do Cordeiro e dizer que Ele é Santo, Santo e Santo! E nunca fizera tanto sentido Deus e seu plano de nos levar para junto Dele por toda a eternidade.

Também me lembro de quando eu lia a Bíblia Sagrada e eu ouvia uma voz me explicando o que eu li, me fazendo compreender e interpretar as Escrituras. Mas mesmo com o batismo e com o próprio Espirito Santo me ensinando eu não posso dizer que eu O conhecia, pois Ele sempre fora um meio e não Alguém, por mais que algumas pessoas me diziam que Ele não era uma energia. Foi apenas há pouco tempo que eu verdadeiramente pude iniciar nosso relacionamento, pois foi apenas quando Ele mesmo me disse que não era um arrepio que eu pude vê-Lo com outros olhos. Mas para chegar a essa nova fase eu demorei tanto, passei toda a minha vida pensando Nele de forma limitadora. Foi no dia que uma voz em mim insistiu que eu procurasse em um site de vídeos o nome de certo rapaz, e eu que ouvia tanto esse pedido dentro de mim resolvi pesquisar o nome dele e encontrar seus vídeos sobre relacionamento com Deus, Jesus e o Espirito Santo. Eu havia visto apenas um vídeo desse rapaz fazendo participação especial no canal de uma moça, e o nome dele ficou gravado no meu coração, o que no começo não entendi, mas depois vi que ele tinha o Espirito Santo como Melhor Amigo e fez até uma aliança de compromisso com o nome do Espirito Santo dentro. Então era mais que compreensível que o Espirito Santo insistia para eu ir assisti-lo, pois eles eram íntimos e através dos relatos da relação deles dois em mim tudo mudaria.

O rapaz se tornou o fósforo que acendeu no meu coração a sede e a fome por querer conhecer o Espirito Santo, e com o que aprendi passei a tirar um tempo todos os dias para me trancar no meu quarto, apagar as luzes, abrir a janela e conversar com o Espirito Santo ao olhar para as estrelas. E no secreto que Ele me contou que não era um arrepio e sim Alguém que com sua presença fazia meu corpo se arrepiar. Ele não era o falar em línguas, mas quando se enche Dele podemos falar línguas que não conhecemos. Ele que acendia em mim a eternidade que um dia Deus colocou em meu coração. Ele era real e gostaria de se relacionar comigo, mudando aquilo que eu fazia de busca-Lo apenas dentro de templos e algumas vezes por ano. Então quando eu vi que havia O negligenciado, limitado, afastado de mim, eu chorei pedindo perdão compulsivamente, pois eu me senti culpada por tê-Lo deixado tão longe de mim por mais de vinte anos porque eu não O conhecia. Ele ainda disse mais, falando que Jesus era Alguém também que gostaria de ser visto além das curas e bênçãos que proporciona, e que Deus deseja ser Pai e não um Senhor distante que dita regras aos seres humanos.

E a cada vez que eu fico sozinha, entro no quarto, tranco a porta e O chamo Ele vem e me ensina como Jesus disse que Ele faria. Vem e me trás a memória aquilo que a Bíblia diz e aprofunda aquilo que eu sabia sobre a Trindade. Não há livros, vídeos, teólogos, apenas eu e a doce voz do Espirito Santo que expande minha mente e coloca dentro dela conhecimentos que eu nunca tive, coisas que nunca havia escutado ou não entendia. Mas não posso ir ao secreto apenas por estar apaixonada por aquilo que ouço, pois eu acabaria novamente O limitando as revelações que escuto. Tenho que procura-Lo para através Dele eu falar com meu Jesus e meu Deus para conhecê-Los melhor, pois apesar de cristã a vida toda eu estava distante demais de quem Eles são já que sempre busquei o que poderiam fazer por mim. Preciso me apaixonar por quem Ele é e ama-lo mesmo que não haja revelações, choro ou arrepio. Ama-lo para continuar trancada em meu quarto mesmo que eu não sinta nada e nem ouça, mas saber que sou sentida e ouvida por Ele.

Tudo isso porque fomos criados não somente para a adoração e servidão como a maioria das pessoas costuma dizer, mas fomos criados para o relacionamento com Deus antes mesmo de qualquer outra coisa que podemos fazer por Ele. Por isso tenho esse anseio de querer mais, ouvir mais, conhecer mais. Sendo que não acabei apenas O conhecendo, mas ouvindo quem eu era e o que eu precisava mudar. O meu caráter está sendo moldado, pois me tornei um vaso que foi quebrado e agora está sendo reconstruindo pelas mãos de Jesus. E falando de Jesus, recentemente o Espirito Santo me disse algo que me fez conhecê-Lo um pouco mais: Ele gera Jesus em nós assim como fez com Maria. Mas com ela foi diferente porque era necessário que o Messias nascesse como humano, e conosco é gerar Jesus em nós para sermos Um com Ele assim como Jesus é Um com o Pai. Gerar Jesus para eu estar Nele e Ele em mim, para eu fazer sua obra não somente por Ele, mas com Ele. Para Jesus estar em mim e não apenas por mim. Pois de fato Jesus disse que voltaria aos céus, mas não nos deixaria sozinhos e sim que enviaria o Espirito Santo. Esse Espirito que é o intimo de Deus e plantará em nós a semente que gerará Jesus em nossas vidas.

E além do relacionamento com o Espirito Santo nos render uma amizade sincera, conhecimentos de mistérios outrora desconhecidos por nós, batismo com fogo que incendia o coração e nos dar o dom de falar em línguas estranhas, também nos dar o Fruto do Espirito que é “amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5:22). Esse fruto produz em nós mudança de caráter, renovação na mente e fortalecimento de nossa fé. Tomemos como exemplo Pedro e Paulo. Pedro antes de conhecer o Espirito Santo negou a Jesus três vezes, mas depois de conhecer o Auxiliador morreu como mártir por amor a Jesus. Paulo que antes de conhecer o Consolador era Saulo um perseguidor de cristãos, mas depois de conhecê-Lo se tornou um perseguido preso numa caldeia por pregar o amor e salvação advindos de Jesus Cristo.  

Então que o Espirito Santo se torne Alguém em nossas vidas e não uma energia que arrepia, faz chorar e pular. Mas Alguém que quando toca provoca arrepios, choros e pulos. No entanto, se não fizer isso devemos continuar fiel a Ele. Por isso, oro para o Espirito Santo se tornar nosso Amigo e não um visitante que entra nas igrejas em algumas em festividades. Pois se Jesus O enviou é porque precisaríamos Dele e Ele estaria disposto a nos ajudar, a nos amar e capacitar. Ele que é tão paciente e zeloso, que sente nossa falta quando nos afastamos e fala no fundo de nossa alma nos chamando de volta. Que insiste, persiste e nos espera voltar. Nos constrange e incomoda para o nosso próprio bem, arrependimento e libertação, porém é educado e não nos enche quando não O queremos, mas fica ali esperando uma brecha se abrir e estarmos dispostos a tê-Lo de volta. Ele que nos torna sensíveis para ouvir a Deus, Ele que entende nossa oração quando ela se torna um choro e sussurros. Ele que chora e sorri, que deseja nos ver livres do pecado e nos convence do juízo.  Ele é Alguém tão completo, pulsante, apaixonante e merece mais de nós que nos dizemos cheios do Espirito Santo, mas nem sabemos quem Ele é. Que isso mude e possamos viver o relacionamento que irá gerar Jesus em nós e nos fazer sentir um gostinho da eternidade com Deus. 



O rapaz que citei no texto é o Victor Azevedo, dono do casal Por Amor a uma Vida, e os vídeos sobre o Espírito Santo são: Espírito Santo meu amigo,  Como ouvir o Espírito Santo e Uma conversa sobre o Espírito Santo. 

Escrito por: Tatielle Katluryn

Deixe algo nos cometários, pode ser uma crítica, sugestão, elogio ou qualquer outra coisa. Vou adorar receber <3 E se quiser me ajudar clique nos anúncios.

Quer conversar sobre algo que sentiu em relação ao texto? Desabafar, pedir ajuda, receber conselhos? Só entrar em contato.

Comentários

  1. Uauuu.... Espírito Santo de Deus é Top... Muito lindo ler uma descrição sobre Ele tão sensível, detalhista e profunda sobre Ele... Lindo lindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleluias ao Espírito Santo, pois foi por Ele e através Dele que recebi essas palavras e pude escrevê-las.

      Excluir
  2. Que lindo! Tocou profundamente em meu coração! O Espírito Santo é incrível mesmo! Uma curiosidade, qual o link do vídeo que você assistiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus por isso! Fico muito feliz em saber, meu bem, o Espírito Santo deseja ardentemente ser conhecido por você. Os vídeos são do Victor Azevedo. Irei envia links de três vídeos: https://youtu.be/oCupXofi4T8 , https://youtu.be/_n7nsgLFgAo , https://youtu.be/wP_MZO2F50s.

      Excluir
  3. Alguém pode me explicar o porquê quando escuto alguém falar em línguas estranhas me arrepio tanto as vezes até me dá vontade de chorar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Leia meu livro no Wattpad