Quando perguntei a Deus o porquê de nos criar mesmo sabendo de todo o caos que aconteceria



Olhei para dentro de mim e não vi nada bom o suficiente para Deus poder amar, mas mesmo assim Ele me ama. Depois olhei para o resto da humanidade e também vi que, assim como eu, eles eram cheios de defeitos, erros e partes quebradas para consertar. Eles também têm seus medos absurdos de coisas pequenas, tem coragens insanas para praticar coisas ruins e uma facilidade imensa em cair dentro de abismos que chamam outros abismos. Concluí que eles eram tão pecadores, sujos e ingratos como eu. Eles também não sabiam agradecer ao Criador e cuidar daquilo que Ele nos deu. Eles não sabiam amar como Cristo nos pediu, não sabiam perdoar, pelo menos não a grande maioria das pessoas onde eu estou inclusa.

E fiquei me perguntando por que o Criador insistiu tanto nesse projeto da raça humana se estava claro para Ele que não daríamos certo. Que viveríamos cheios, rolando e banhando no pecado. E chegaria o dia que nem nos importaríamos tanto com isso, mas aprenderíamos a conviver com nossa sujeira e deixa-la de lado enquanto deveríamos procurar nos limpar no sangue de Jesus. Por que Ele não desistiu de nós? Por que Ele botou Adão naquele jardim? E depois, por que fez a serpente? Por que Ele mandou Noé construir uma arca para ele e sua família? Por que, Deus? Ele já sabia de tudo. Exatamente tudo! Nada nesse Universo no passado ou futuro passou desapercebido de seus olhos. Absolutamente nada! Ele viu todos os pecados que cometeríamos, mas ainda assim decidiu criar-nos. Mas por quê?

Eu perguntei isso a Ele. Eu disse: “Deus, o Senhor sabia que nós humanos provocaríamos guerras, que deixaríamos pessoas com fome e sede mesmo sendo munidos de alimento e água, que não estenderíamos a mão ao próximo necessitado, que nós machucaríamos os outros ao ponto deles cometerem suicídio, e que não conseguiríamos perdoar para depois pedir que nos perdoasse. O Senhor sabia que pessoas iriam morrer de doenças, pestes e outras calamidades. Sabia que existiriam ainda criaturas que não acreditariam que o Senhor é o Criador de tudo. E que tentaríamos preencher o seu espaço que deixou em nós com bebidas, festas, relações sexuais improprias. Então o que te motivou a nos criar? O Senhor sempre soube que daríamos errado. Que mesmo enviando profetas, leis e até Jesus não conseguiríamos te obedecer. E se o Senhor não nos criasse a gente não iria saber.”

E Deus me respondeu assim: “Mas eu saberia. E eu não suportaria viver sem vocês.”. Foi tão forte quando Ele me disse isso. Eu estava deitada na minha cama dentro de um quarto escuro e olhando as estrelas pela janela. Eu fiquei repetindo para mim mesma; “Eu não suportaria viver sem vocês.” E algo se aqueceu em mim, literalmente. Naquela frase de Deus cabia todas as perguntas que eu havia feito. Na simplicidade de sua resposta eu consegui entender o que Ele estava tentando me explicar a muito tempo, que Ele nos amava tanto que não aguentaria viver sem cada um de nós. Ele deve ter imaginado a eternidade abrindo um caminho a sua frente e nenhum de nós correndo para Ele. Deus se viu sem criaturas e sentiu que não poderia simplesmente desistir de seu projeto mais ambicioso que foi nos criar. Mesmo sabendo que falharíamos a maior parte das vezes, Ele escolheu nos dar todos os dias segundas, terceiras, quartas e infinitas chances.

E tudo isso porque Ele sabia que nós existiríamos, mesmo que nós não iriamos saber disso. Eu que estou escrevendo e você que está lendo não saberia que um dia viria a nascer. Nós seriamos um nada. Tudo de volta ao escuro. Tudo de volta ao antes do inicio da fundação do Universo. Nós não teríamos a chance de pecar contra Ele e nem machucar os outros seres humanos. Ele saberia que aqui na Terra nasceriam pessoas tão ruins que matariam milhões de pessoas, mas ainda assim Ele não desistiu de nós, pois como um Pai pode abrir mão dos seus filhos? Como pode um Escritor desistir da sua história? Como pode um Pintor abandonar o seu quadro e tintas? Ele nos queria. Ele nos desejava ardentemente. Ele sempre foi tão apaixonado por nós que nos queria mesmo sabendo de tudo que faríamos.

Mas isso não quer dizer que Ele tem prazer no mal, na morte, nas feridas que causamos aos outros e até a nós mesmos. Ele fica extremamente triste quando nos vê errando, pois não foi para isso que nos criou. Ele nos fez para o amor. Primeiro para sermos amamos por Ele e depois para nós O amarmos, e ainda para amarmos uns aos outros. Por isso o maior mandamento é este: O amar. E todos os outros mandamentos se resumem unicamente no amor, pois Ele é o próprio Amor. E foi por nos amar que Ele insistiu em seu projeto de nos criar e também por isso enviou para nós ensinamentos, regras e conhecimentos para cuidarmos de nós e dos outros, para nós não cairmos nos erros. Mas nós sempre nos desviamos. Sempre caímos desde o Jardim do Éden. Porém Ele sempre insistiu porque enviaria outras maneiras de nos trazer de volta para Si Mesmo, e a maior maneira foi e continua sendo Jesus Cristo de Nazaré.

Pois como o sacrifício de animais sobre o altar não deu certo, precisaríamos de outro sacrifício e ele foi feito na cruz do calvário. Jesus nos deu o seu trono e se pregou naquela cruz em nosso lugar. Nós que erramos desde que nascemos do pó da terra. Nós que mordemos o fruto. Mas Ele que foi morto por pecados que não cometeu. Ele foi o modo que Deus encontrou de sermos perdoamos instantaneamente sem precisar de grandes sacrifícios. E é pela fé, sem esforço nosso, mas pelo de Jesus o Filho e do próprio Deus que ficou entre nós em carne e osso. E por causa Dele que Deus não desistiu de nós, mas ainda assim Deus nos deu total liberdade para sermos e fazermos o que quiséssemos. E nisso entra o porquê de Deus permitir o sofrimento no mundo. Pois Deus só permite porque Ele é o Amor e o amor para ser verdadeiro não pode prender e nem obrigar, mas ele nos deixa livres.

Por isso Ele nos ensinou e mostrou o caminho que é Jesus, que através de um relacionamento com Ele vamos conseguir nos tornar pessoas melhores e seremos perdoados quando errarmos, mas Deus nos ama tanto que nos deixou livres. Ele queria que nós fôssemos até Ele por amor e não por obrigação. Que fôssemos pela fé e não por regras. E infelizmente muitas pessoas usaram essa liberdade para praticar o egoísmo em sua forma mais extrema. O ser humano nisso matou, até se matou, feriu, mentiu, enganou. Ele fez de tudo dentro da liberdade que Deus lhe deu e ainda reclama quando as coisas ruins lhe acontecem.  Liberdade essa que não concedeu apenas a nós, mas também ao inimigo e demais anjos caídos. E mesmo quando achamos que não merecemos e que a culpa não é de ninguém, como no caso de doenças incuráveis, ainda assim é tudo descendência da queda no Jardim. Tudo vem de lá. Todavia, Ele ainda tenha o controle de tudo, mesmo deixando que fizéssemos nossas escolhas, mas de maneiras inimagináveis Ele sempre interfere no nosso mundo para não deixar que tudo de ruim que aconteceria por nossa causa ou do inimigo venha a ocorrer. Ele cuida de nós mesmo quando achamos que nada de bom acontece conosco.

E se fôssemos nós no lugar do Criador nós não teríamos deixado a humanidade existir, pois parece que ela só sabe errar e machucar. Mas Aquele que é Amor tem pensamentos mais altos que os nossos, por isso Nele há compaixão, misericórdia, cura, perdão, propósitos, dons e relacionamento, porque Ele queria reparar nossos erros e nos dá novas chances. Ele ainda quer que nos voltemos para Ele e que possamos reconhecer nossa pequenez diante de sua Soberania, pois Ele é o Criador, Ele é o Messias enviado a nós para nos resgatar da escuridão onde caímos. Ele é simplesmente tudo que necessitamos. Ele é as nossas respostas, o nosso consolo e ajuda. Nele há tudo que precisamos ter e suportaríamos saber sobre nós e de onde viemos, e o porquê de virmos para cá. Foi tudo por Alguém que queria nos amar mesmo tendo milhares de Anjos a sua disposição. É sobre o Autor do Amor querendo amar e ver o seu amor em nós. 

Escrito por: Tatielle Katluryn

Deixe algo nos cometários, pode ser uma crítica, sugestão, elogio ou qualquer outra coisa. Vou adorar receber <3 E se quiser me ajudar clique nos anúncios.

Quer conversar sobre algo que sentiu em relação ao texto? Desabafar, pedir ajuda, receber conselhos? Só entrar em contato.

Comentários

  1. Li com bastante atenção e gostei da sua interpretação em relação ao Criador. Parabéns! Que você possa a cada dia está se descobrindo, pois dentro de cada um de nós existe um ser a ser descoberto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Leia meu livro no Wattpad