Persevere naquilo que Deus confiou a você, assim cumprirá as palavras liberadas a seu respeito



A 1ª e 2ª carta á Timóteo dizem respeito a instruções que o Apostolo Paulo escreveu ao jovem Timóteo que era seu filho na fé. Elas foram escritas por volta de 62 a 67 D.C. E a segunda carta foi escrita um pouco antes de Paulo ser condenado á morte. Elas contêm instruções, regras e normas acerca de como a Igreja primitiva deveria viver o cristianismo, a comunhão entre os irmãos e a liderança sobre eles, além de comportamentos diante de diversas situações. Algumas palavras que ao serem colocadas no contexto atual podem ser dificilmente aceitas por várias pessoas ou virem á serem questionadas, porém toda palavra foi divinamente inspirada pelo Espírito Santo e vierem do próprio Deus, mesmo que em alguns versículos podemos ficar em dúvida se era algo que dizia somente respeito ao que Paulo queria ou ao que Deus deseja. Porém, nada disso tira o poder e a importância dessas palavras.

Mas dizendo respeito a esse momento, ao aqui e agora, o que o Espírito Santo me mostrou que queria que fosse falado era sobre perseverança. Eu ainda nem tinha terminado os livros quando Ele pronunciou essa palavra como se fosse o centro e o norte dessa mensagem. E conforme eu ia lendo percebi que de fato tinha tudo a ver com as cartas á Timóteo. Porém o que eu não esperava era que Ele falaria tanto comigo e de forma tão profunda enquanto ia me ensinando sobre perseverança. Pois quando vemos Paulo dizendo ao jovem Timóteo para ele viver conforme as profecias que foram ditas ao seu respeito e para cumprir a obra para qual Deus o tinha destinado, o Espírito Santo me mostrou um Timóteo que poderia estar sofrendo pela prisão de Paulo, um Timóteo que apesar das palavras que recebeu do próprio Deus e das promessas que havia feito de forma tão empolgada, poderia estar querendo desistir por medo. Um Timóteo tão parecido comigo, que talvez tenha vivido os mesmos conflitos internos que eu.  

Daí parte a necessidade de estar constantemente lembrando á Timóteo ás razões que o fizeram deixar tudo somente para viver as vontades de Deus para sua vida. Eu não posso afirmar que Timóteo quis desistir, que ele sentiu tanto medo de ser preso e condenado á morte como era comum no inicio da igreja primitiva, pois o cristianismo era considerado um crime, mas talvez ele tenha se sentindo tão assustado que reconsiderou tudo que havia prometido a Deus e desejou parar no meio do caminho. São apenas conjecturas que apontamos mais para nós e mostram o que pode estar acontecendo conosco. Todavia, o que o Espírito Santo quer que saibamos é que a mesma perseverança que Ele incentivou Timóteo a ter é a mesma que Ele diz para nós hoje. E a palavra perseverança no original grego significa a capacidade de aguentar ou manter-se firme em face de dificuldade. Mas aonde nós podemos encontrar tal incentivo á Timóteo? Iremos analisar agora nos seguintes, e principais, versículos acerca desse assunto:

1ª Timóteo 1:18-19: “Agora, Timóteo, meu filho, está é a minha instrução a você de acordo com as profecias já proferidas a seu respeito: Seja um bom combatente nas batalhas do Senhor. Mantenha-se firme na sua fé e converse sempre a consciência limpa. Fazendo aquilo que você sabe que está certo. Porque alguns desobedeceram á consciência e fizeram deliberadamente o que sabiam que estava errado e por isso perderam a fé em Cristo”.

1ª Timóteo 4:14-16: “Não deixe de usar o dom que Deus lhe deu por meio dos profetas quando os líderes da igreja colocaram as mãos sobre a sua cabeça. Ponha essas coisas em ação; dedique-se inteiramente a elas, de tal maneira que todos percebam o seu aperfeiçoamento e progresso. Mantenha-se vigilante em tudo quanto faz e pensa. Permaneça fiel ao ensinamento e você salvará tanto a você mesmo como aos que o ouvem”.

2ª Timóteo 1:6,7: “Assim sendo, quero lembrá-lo de conservar viva a chama do dom de Deus que você recebeu quando coloquei minhas mãos sobre a sua cabeça. Pois o Espírito que Deus nos deu não é de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.

2ª Timóteo 3:14: “Você deve continuar a crer nas coisas que lhe foram ensinadas”.
 

2ª Timóteo 4:2: “Pregue insistentemente a palavra de Deus em todos os momentos, sempre que tiver a oportunidade, a tempo e fora de tempo, quando for conveniente e quando não for”. 

2ª Timóteo 4:5 “Não tenha medo de sofrer pelo Senhor. Leve outros a Cristo. Não deixe por fazer nada que você deva fazer”.

É como se nós ouvíssemos Deus falando á Timóteo o seguinte: “Não deixe de cuidar daquilo que eu depositei em suas mãos. Eu já liberei palavras verdadeiras ao seu respeito e são sonhos que desejo realizar sem sua vida, porém você precisa se posicionar e fazer a sua parte que é a possível, deixando o impossível para mim. Mas é necessário que você seja fiel naquilo que é seu dever fazer. Seja fiel no pouco e nas pequenas coisas. Não pare no meio do caminho. Continue. Persevere”. Porém perseverar implica você continuar apesar. Apesar de quê? Apesar de estar com problemas financeiros, de se sentir sozinho, de ter saudades de casa, de estar cansado e querendo parar de vez, de não conseguir confiar por completo em Deus e no propósito Dele na sua vida. É se manter firme quando tudo está balançando ao seu redor e ameaçando cair. É a capacidade de aguentar quando a dor é grande demais, porém acreditando que Deus é bom e que Ele não permitiria uma dor insuportável demais vir sobre você ao ponto de você não aguentar. Perseverar quando você deseja pegar atalhos e trilhar caminhos mais fáceis, porém desonestos, imprudentes, ruins, que podem te machucar lá na frente e entristecer o coração de Deus. Perseverar não é continuar porque as coisas estão indo bem ou porque nada está difícil, mas é continuar apesar das coisas não estarem indo bem e sendo difíceis para você.

Por isso perseverar é um ato de resistência e de resiliência quando o que só queremos é jogar tudo para o alto, parar, desistir e abrir mão dos nossos sonhos e da vontade de Deus para nossa vida. Entretanto, nós sabemos o que devemos fazer e sabemos também das razões que nos trouxeram até aqui, mas tem horas que a vontade de parar é grande demais por mais que possamos saber aquilo que Deus pensa ao nosso respeito, o que Ele deseja que façamos e sejamos. Mas nós podemos acabar não vivendo conforme a sua vontade por causa dessas dificuldades, problemas, medos, erros que não conseguimos perdoar. E Deus pode insistir conosco e dizer constantemente de diversas formas diferentes e possíveis o que Ele pensa, sente e quer para nossas vidas. Ele pode falar por meio de uma pessoa que é próxima a nós ou usar até mesmo uma pessoa que nós não conhecemos. Deus pode falar quando abrimos a Bíblia e buscamos conhece-Lo mais através dela ou pode falar por meio de um vídeo que assistimos no Youtube. Mas Ele fala constantemente. Mesmo quando achamos que Ele está em silêncio e podemos pensar que Ele está indiferente. Mas Deus fala. Talvez não da forma que nós gostaríamos de ouvir. E não da forma que os outros dizem que ouvem, mas nós não ouvimos. Porém Ele é um Pai que ama se fazer conhecido para seus filhos e estar mais próximos deles a cada dia, querendo compartilhar o que está em seu coração.

Mas Deus sabe que nós somos como crianças que precisam de orientação do Pai para saber como se virar nesse mundo. Porém mais do que isso, Ele é um Pai que tem sonhos e planos para nós, como diz em Jeremias 29:11 “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.”. Porém, tem momentos que não sabemos se Ele está falando algo ou se está falando não conseguimos ouvir, mas tem tanta coisa que Ele fala e não há dúvidas nisso, pois Ele diz que somos amados, que irá cuidar de nós, que não devemos andar ansiosos e nem preocupados, que toda dor é temporária e não se compara com o peso da glória que virá quando Jesus vir nos buscar. Deus diz que nossa vida tem um sentido e que esse sentido só se encontrará Nele. Que todo vazio que podemos sentir é porque não permitimos que Ele more dentro do espaço que criou para viver dentro de nós. E que Ele não deseja nos mostrar um manual de regra as seguir, mas que deseja um relacionamento conosco e através Dele nos mostrar diariamente o que é melhor para nós, porque Ele nos ama e não quer que soframos por causa das escolhas que fazemos longe da vontade Dele.

E quanto mais próximos nós formos de Deus, mais nós conseguiremos ouvir o que Ele pensa, sente e deseja para nós. Não é impossível, porém como toda relação demanda tempo, confiança, amor e entrega. Mas Ele deseja que possamos perseverar ao segurar em sua mão e andarmos por cima das águas mesmo que elas sejam turbulentas, e mesmo que haja uma tempestade ao nosso redor. E durante esse relacionamento, essa proximidade, esse amor reciproco, além de ouvirmos o que Ele sonha para nós e termos palavras liberadas sobre nós assim como Ele fez com Timóteo, nós iremos nos parecer mais com Jesus. Pois quando somos próximos a alguém e convivemos diariamente com ele acabamos nos parecendo mais com ele, assim é com Deus. Através dessa relação o Espírito Santo vai forjando em nós o caráter de Jesus Cristo. Paulo também escreveu a esse respeito para Timóteo. Pois quando assumimos um compromisso com Jesus nós recebemos o Espírito Santo, mas é necessário que nós permitamos que o Espírito Santo gere em nós o caráter de Cristo. E quando permitimos brota em nós o Fruto do Espírito como dito em Gálatas 5:22,23: “Quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, retidão, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. E foi dito a Timóteo em:

1ª Timóteo 4:12-16: “Ninguém faça pouco caso de você porque você ainda é moço. Seja exemplo para eles, para que vejam o caminho que você ensina e vive; seja modelo para eles no amor, na fé e na pureza.” 

1ª Timóteo 6:11: “Você, porém, é um homem de Deus. Fuja de todas essas coisas nocivas e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão”.

Portanto, sobre perseverar aprendemos com o Espírito Santo que é continuar, resistir, tomar posição para Deus cumprir o que liberou sobre nós, e também é o nosso relacionamento com Ele e o caráter que advém dessa proximidade. Mas, por fim, perseverar também é um ato de fé. Pois quando perseveramos nós não sabemos exatamente o que irá acontecer no futuro. Podemos caminhar ao lado de Deus, mas sem certeza do que virá em seguida e de o que acontecerá. Por isso é dito em Hebreus 11:1 que “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1). Desse modo, perseverar é um ato de fé que nos faz esperar por aquilo que não sabemos, não vemos, mas que acreditamos e com esperança nós aguardamos o cumprimento do que Deus nos prometeu, confiando que Ele é fiel para cumprir tudo que falou ao nosso respeito. Assim perseverar é esperar como é dito em Romanos 8:24,25 “Contudo, esperança que se vê não é esperança; pois como pode alguém anelar por aquilo que está vendo? Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos”. 

Escrito por: Tatielle Katluryn


"As palavras que eu digo não são propriamente minhas, mas do Pai que vivem em mim." João 14:10

Deixe algo nos cometários, pode ser uma crítica, sugestão, elogio ou qualquer outra coisa.  
Quer conversar sobre algo que sentiu em relação ao texto? Desabafar, pedir ajuda, receber conselhos ou oração? Só entrar em contato.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Leia meu livro no Wattpad